Dentro da Umbanda, o nome Pomba Gira pode ser traduzido como: mensageira dos caminhos à Esquerda. “Pomba” é um pássaro que já foi usado como correio (pombos-correios); e “gira” expressa a ideia de movimento, caminhada, deslocamento etc. Como essas Entidades atuam na Esquerda, vem o significado de mensageira dos caminhos à Esquerda.
Acontece que, justamente num período que coincide com os movimentos pela libertação feminina, as Pomba giras vieram com mais força na Umbanda, trazendo o arquétipo da mulher forte, destemida, segura de si, sensual (mas NÃO vulgar!), mostrando a força do poder feminino. Ao mesmo tempo, mostravam-se boas ouvintes e conselheiras. Envolventes, conseguiam fazer com que as pessoas lhes contassem seus problemas mais particulares e suas inseguranças, para então auxiliá-las.
Com isso, as Pomba giras trouxeram um novo padrão de valor feminino para a sociedade, ajudando muitas mulheres a conquistarem autoconfiança e a recuperarem sua autoestima; e, indiretamente, auxiliavam a promover uma transformação do olhar masculino e de toda a sociedade para com as mulheres.
Mais uma vez, nos deparamos com a Espiritualidade Superior buscando formas de nos ajudar a valorizar a figura da mulher e a quebrar mais um preconceito, levando a sociedade a avançar como um todo no caminho da fraternidade, da igualdade e do respeito ao outro.
O Mistério, o Orixá, o Trono e a Entidade Pombagira na Umbanda
Na Criação, encontramos o Princípio Masculino, o Poder e a Força Masculinos do Criador manifestados por meio dos Orixás Masculinos. É a Manifestação do aspecto “Pai” do Criador.
Já o Princípio, o Poder e a Força Femininos do Criador são manifestados pelos Orixás Femininos (Oyá-Tempo, Oxum, Obá, Ewa,Egunitá, Iansã, Nanã, Iemanjá). Manifestação do aspecto “Mãe” do Criador. E este mesmo Poder Feminino está presente em Pombagira.
Ou seja, na Umbanda, Pomba gira é também uma Manifestação do Sagrado Feminino; portanto, é uma Entidade que deve ser tratada com o mesmo respeito que dedicamos às demais.
Na Umbanda, quando POMBA GIRA se manifesta, estamos diante DO SAGRADO FEMININO.
Por detrás daquele Espírito que vem trabalhar, há um Orixá Sustentador, há um Mistério da Criação Divina. Há também outros Pais e Mães Orixás Irradiadores, a amparar e indicar o campo específico de trabalho de cada Pombagira.
Enfim, na atuação de Pombagira há todo um Caminho Sagrado nos envolvendo, ao qual devemos amar, honrar e respeitar, dentro e fora da religião.
LAROYÊ (Maria Padilha e Maria Mulambo), POMBAGIRA Rainha da Figueira!MODJUBÁ!SALVE TODAS AS SENHORAS POMBO GIRAS!!!!!!!
Meu Sincero Motumbá Axé a todas ... Yalorixá Katia
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